Poetas – Compositores – Músicos – Fadistas

“E é isto que é preciso meus senhores, p’ró fadinho ser cantado com todos os matadores”

Agradeço a colaboração

de

Fernando Batista - Porto * Manuel Carvalho - Porto * Maria de Lurdes Brás * Ilídio Dias * Vilma Joaquim Perez - Santos - Brasil


Seguidores

quinta-feira, 8 de abril de 2010

António Mourão


António Mourão foi um dos fadistas que trouxe para o fado, além de uma bela voz, um estilo sóbrio mas original de um grande dramatismo que, ao início, era um pouco titubeante mas que, com a maturidade conferida pelo tempo, o tornou um cantor versátil e seguro, estando tão à vontade no fado-canção como no folclore, ou ainda na interpretação da poesia de autores como Ary dos Santos, Fernando Pessoa ou António Aleixo. António Manuel Dias Pequerrucho (mais conhecido por António Mourão) nasceu no Montijo a 3 de Junho de 1936.
A sua estreia musical dá-se na Parreirinha de Alfama, ingressa em seguida como atracção nacional no elenco da revista "E Viva O Velho", em 1965, no Teatro Maria Vitória, onde teve a oportunidade de cantar um fado de Eduardo Damas e Manuel Paião, que foi dos maiores êxitos que já saíram do Parque Mayer, e que é hoje um dos clássicos da música portuguesa: "Ó Tempo Volta Para Trás".
A canção foi um sucesso de tal forma grande que o público se deslocava propositadamente ao teatro para escutar o tema na voz de António Mourão, isto numa altura em que a canção já se encontrava no primeiro lugar no top de vendas.
Com uma excelente presença em palco, Mourão foi várias vezes convidado para espectáculos de teatro de revista onde era a atracção principal, deixando bem marcadas as suas intervenções que se traduziram sempre em sucessos.
António Mourão, que já foi galardoado com vários troféus e prémios de imprensa e crítica.
Impôs um afastamento dos palcos e dos discos, desiludido com o meio artístico nacional.

Discografia

1968 - É Sempre Sucesso
1969 - Os últimos Anos De António Mourão
1970 - Folclore Das Províncias1971 - Meu Amor, Meu Amor
1972 - Folclore
1973 - Se Quiseres Ouvir Cantar
1974 - Fado E Folclore1975 - Pregão De Liberdade
1976 - Cantigas Que A Gente Gosta
1977 - Fado e Folclore
1978 - Canta O Amor
1978 - O Nosso Folclore
1980 - Canto E Recanto
1987 - Sucessos Populares
1992 - Temas De Ouro Da Música Portuguesa
1994 - O Melhor Dos Melhores