Poetas – Compositores – Músicos – Fadistas

“E é isto que é preciso meus senhores, p’ró fadinho ser cantado com todos os matadores”

Agradeço a colaboração

de

Fernando Batista - Porto * Manuel Carvalho - Porto * Maria de Lurdes Brás * Ilídio Dias * Vilma Joaquim Perez - Santos - Brasil


Seguidores

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Alfredo da Câmara - Ponta Delgada - Açores

Alfredo Bulhões Gago da Câmara que nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em Vila Franca do Campo em 1958.
Desde a escola primária denotou grandes aptidões para a música, iniciando nesta altura os primeiros acordes na guitarra clássica.
Embora execute, com conhecimentos mínimos, diversos instrumentos musicais, especializou-se mais em instrumentos de cordas possuindo hoje a carteira profissional de viola e de guitarra portuguesa emitida pelo Sindicato dos Músicos Portugueses.
Alfredo Gago de Câmara, como é conhecido, é um músico que já actuou muitas vezes em todas as ilhas dos Açores (teatros, centros culturais, restaurantes,festas concelhias, eventos diversos, etc), Madeira (festas da Madeira wine, festas de São Vicente, etc), no continente português em diversos lugares e distritos, Lisboa (Casa dos Açores, casas de fado, aula magna,etc). Acompanhou diversos artistas sobejamente conhecidos em Portugal e também no estrangeiro, principalmente em países aonde existem comunidades portuguesas, tais como: América, Canadá, Luxemburgo, Brasil e Venezuela.
Por diversas vezes Alfredo Gago da Câmara participou em programas de rádio, e televisão com actuações em grupo, ou a solo, ou acompanhando às guitarras outros músicos e artistas.
Alfredo Gago da Câmara já participou em cerca de 30 edições discográficas e algumas cassetes áudio.
Nestas edições, ele próprio foi o produtor de 1 single, ainda em vinil, e 17 C.D's., aparecendo em alguns destes trabalhos a solo, com voz, execuções, orquestrações, composições e até como autor de alguns poemas.
Possui dezenas de temas da sua autoria, por ele editados, ou interpretados por outros músicos e cantores.
Muitas destas criações hoje estão registadas na Sociedade Portuguesa de Autores da qual o protagonista é sócio desde 1980 com o número 8.130.
Actualmente, Alfredo Gago da Câmara é diversas vezes solicitado para actuações de câmara, principalmente na área do fado, no entanto, faz composições, execuções e orquestrações de outros géneros musicais no seu estúdio particular de gravação, que utiliza também para a produção das suas próprias criações.
Como formador, Alfredo Gago da Câmara foi professor instrumentista de viola da terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada e de guitarra clássica nas escolas da M.M. Music em Ponta Delgada.
Já foi formador de diversos cursos de instrumentos de cordas como por exemplo em: Santo António, Lagoa, Fenais da Luz, Vila Franca do Campo, freguesia de Calhetas, Ribeira Seca da Ribeira Grande, Matriz da Ribeira Grande, Rabo de Peixe, Pico da Pedra, etç.
Alfredo Gago da Câmara foi também formador de expressão musical na Escola profissional de Capelas, Escola Profissional de Ribeira Grande e é desde há cinco anos o responsável pelas actividades culturais na Fundação Escola Profissional de Vila Franca do Campo, exercendo o cargo de Técnico de Apoio às Áreas Sócio-culturais nesta instituição.
Possui diploma de Formação de Formadores, com a classificação de muito bom, diploma em vigor de actualização de curso para formadores passado pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e certificado de formador emitido pela Direcção Regional da Juventude, Emprego e Formação Profissional dos Açores.