Poetas – Compositores – Músicos – Fadistas

“E é isto que é preciso meus senhores, p’ró fadinho ser cantado com todos os matadores”

Agradeço a colaboração

de

Fernando Batista - Porto * Manuel Carvalho - Porto * Maria de Lurdes Brás * Ilídio Dias * Vilma Joaquim Perez - Santos - Brasil


Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Andreia Rios - Vencedora da Grande Noite do Fado 2008

Andreia Rio, nascida em Sapiãos, Concelho de Boticas, desde cedo se apaixonou pela música. Motivada pelo seu pai frequentou a escola de música “Mozart” em Chaves, onde aprendeu Viola Clássica e Acordeão, e onde hoje aperfeiçoa a sua voz com aulas de Canto.
Frequenta actualmente o Curso de Enfermagem.
Aos 14 anos teve o seu primeiro contacto com o Fado numa serenata organizada em Sapiãos e desde ai nunca mais parou.
Participou, entre outros eventos, no 4º aniversário da morte de Amália, no programa”A Vida é Bela” e na Grande Noite do Fado de Lisboa, onde não venceu, mas sendo sempre seleccionada, nos anos 2004 e 2005.
Já cantou nos mais diversos palcos em Portugal, destacando-se presenças na RTP 1, no Festival Gasómetro – Sº. Pedro da Cova, Gondomar, presenças assíduas em espectáculos culturais para a Câmara Municipal de Boticas e em vários bares e restaurantes.
No estrangeiro, passagens por Estados Unidos da América e Brasil, a convite das Casas de Trás-os-Montes, e inserida nas comitivas da Câmara de Boticas.
Em 2008, com apenas 21 anos, participou e venceu a Grande Noite do Fado de Lisboa, e uma semana depois, triunfou também no 2º. Encontro de Fados de Almada.
Uma voz jovem e promissora, uma paixão enorme pelo Fado, uma Transmontana que também reclama uma oportunidade no panorama Fadista Português.