Poetas – Compositores – Músicos – Fadistas

“E é isto que é preciso meus senhores, p’ró fadinho ser cantado com todos os matadores”

Agradeço a colaboração

de

Fernando Batista - Porto * Manuel Carvalho - Porto * Maria de Lurdes Brás * Ilídio Dias * Vilma Joaquim Perez - Santos - Brasil


Seguidores

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Valentim Matias

Valentim Matias, foi durante muitos anos fadista amador, dado que era bancário de profissão, foi comandante do corpo de Bombeiros do Cadaval e Comandante Operacional da zona Lisboa Oeste e hoje é comandante do Quadro Honorário.
Desempenhou durante 11 anos as funções de presidente da Câmara Municipal do Cadaval. Apesar de toda esta actividade em prolda sociedade, nunca deixou de cantar, enquanto autarca, actuou em diversas colectividades do concelho.
Valentim Matias, gravou o seu primeiro trabalho intitulado "Fado é verdade" no qual fez questão de todas as letras serem da sua autoria, tem escrito para outros grandes fadistas tais como: António Pinto Basto, Rodrigo, Luís Maia e Irene Oliveira.
Agora que se dedica exclusivamente á música, apresenta o 2º trabalho, com o título "Meu heroi tens de voltar", neste trabalho a maioria dos poemas são da sua autoria, com especial relevo para "Meu heroi tens de voltar" que Valentim Matias escreveu reflectindo sobre os acontecimentos do 11 de Setembro nos E.U.A. e que deram sequência á guerra no Afeganistão e Iraque.
Como é habitual nos versos que escreve, dá sempre especial ênfase ás questões relacionadas com os problemas sociais, quotidianos, urbanos e como não poderia deixar de ser o Amor, é um excelente composito de letras, escrevendo poemas muito bem construídos, tanto a nível de melodia como de conteúdo.
Valentim Matias canta em muitos dos seus espectáculos, grandes sucessos do fado e da música ligeira Portuguesa, acompanhado pelo seus guitarristas ou em Playback Instrumental.
Tem actuado imenso nas Comunidades Portuguesas espalhadas por todo o mundo, sempre com grande sucesso.
Em 2004 Valentim Matias gravou vários temas de grandes artistas da Música portuguesa, como Amália, Carlos Paião, Carlos do Carmo e muitos outros, para interpretar em vários programas de televisão para promover os seus espectáculos e homenagear estes grandes cantores e compositores Portugueses.