Poetas – Compositores – Músicos – Fadistas

“E é isto que é preciso meus senhores, p’ró fadinho ser cantado com todos os matadores”

Agradeço a colaboração

de

Fernando Batista - Porto * Manuel Carvalho - Porto * Maria de Lurdes Brás * Ilídio Dias * Vilma Joaquim Perez - Santos - Brasil


Seguidores

sábado, 7 de junho de 2008

João Ledo - Portugal - Canadá

João José Tavares Ledo é natural da Ilha de S. Miguel, freguesia de Santa Clara, onde, na década de 60, jogou futebol na equipa do mesmo nome.
Cedo na vida demonstrou grande propensão pela canção nacional - o fado que tem vindo a interpretar desde muito jovem.
A sua estreia artística teve lugar em 1965 no concurso "Yeah, Yeah" no Cine Vitoria em Ponta Delgada, onde se integrou como vocalista num conjunto musical que foi o único no concurso a lograr o feito de apresentar 6 temas originais, todos de sua autoria, sendo um destes em língua inglesa de título "You Are My Girl".
O ano de 1968 viu João no Ultramar a cumprir o serviço militar na cidade da Beira em Moçambique.
Ao longo dos dois anos da sua permanência em África, percorre as províncias de Manica e Sofala com um conjunto de artistas então agremiados à colectividade "Solar dos Beirões".
Chegaram a partilharam o cartaz com vários nomes sonantes como o famoso conjunto "Oliveira Muge".
A sua passagem por terras moçambicanas proporcionou a João muitas recordações gratas das quais hoje fala ao timbre da saudade.
Emigrou para o Canadá em 1970.
Durante os dez anos que se seguiram dedicou-se, fundamentalmente, à construção e estabilização da sua vida pessoal e familiar nestas terras do Novo Mundo.
Mas acabou por sucumbir à sedução da música, tendo retomado a sua carreira em 1980.
Desde então, tem vindo a actuar em diversos clubes comunitários, dando especial atenção ao fado de Coimbra, o seu género musical favorito.
Na sua última visita à terra natal actuou na Casa de Fado de Alfredo Câmara em Ponta Delgada. Presentemente, é afiliado à organização Vénus Creations, e sente-se profundamente reconhecido por todo o apoio e colaboração prestada por esta na promoção da sua carreira artística.