Poetas – Compositores – Músicos – Fadistas

“E é isto que é preciso meus senhores, p’ró fadinho ser cantado com todos os matadores”

Agradeço a colaboração

de

Fernando Batista - Porto * Manuel Carvalho - Porto * Maria de Lurdes Brás * Ilídio Dias * Vilma Joaquim Perez - Santos - Brasil


Seguidores

domingo, 8 de junho de 2008

António Amaro - Portugal - Canadá

Nasceu na freguesia de Nordestinho, concelho do Nordeste, nos Açores no dia 8 de Janeiro de 1926, fixando mais tarde residência em Angra de Heroísmo onde exerceu a profissão de electricista montador na Base das Lajes desde 1950 a 1964 e de onde saiu para com sua esposa, D. Virgínia de Chaves e seu filho Carlos para as terras do Canadá onde ele tem dado muito de si e do seu talento a esta comunidade, tocando guitarra portuguesa e participando em muitas festas para ajudar os nossos clubes e outra qualquer actividade voluntária ou de beneficência.
Tem acompanhado todos os artistas aqui residentes, além dos nossos melhores fadistas que até aqui se deslocam, vindos de Portugal.
Em 1962 percorre todas as ilhas dos Açores a acompanhar vários artistas, e fez esse torné por tr. vezes.
1940 - Actua várias vezes em directo na Emissora Regional dos Açores "Emissora Nacional", acompanhando lá vários artistas que passavam pelas ilhas, e foi o primeiro guitarrista português a actuar na televisão americana, situada nas Lajes "Ilha Terceira".
1988 - Vai pela primeira vez à Califórnia.
Actuou várias vezes em Chicago, Florida, e actuou por toda a comunidade portuguesa da América do Norte.
Foi alvo de cinco homenagens.
A primeira, em 26-4-1986 num restaurante em Toronto.
Segunda no First em 23-10-1992.
Terceira no Clube Português de Mississauga a 21 de Novembro de 1997.
Quarta, na Casa do Alentejo em 14 de Abril de 2000. Quinta, Prémio de Mérito da Música, oferecida pela Aliança dos Clubes e Associações do Ontário, quando das Comemorações do Dia de Portugal em 2001.
Acompanhou entre outros: Maria Armanda, Maria do Espírito Santo, Tony de Matos, António de Calvário, Max, Fernando Maurício, Rodrigo, Florência, Vasco Rafael.
Pontos altos foram um espectáculo onde actuou para Pierre Trudeau e Pinto Balsemão.
Em 20 de Maio de 1997 actuou na Universidade de Detroit, num espectáculo de gala onde apresentou a canção tradicional portuguesa, o Fado.
Actuou para a Amália num jantar oferecido a esta, em Toronto. Actuou ao lado dos grandes guitarristas portugueses, em casas de fado em Lisboa.
Actuou várias vezes na Universidade de Toronto em semanas culturais e outros espectáculos especiais ali levados.